SAÚDE

Município confirma os 02(dois) primeiros casos da COVID-19 por transmissão comunitária




A Prefeitura Municipal de Rosana, através do Boletim Epidemiológico divulgado pelo Comitê Temporário de Enfrentamento a COVID-19, confirmou a pouco que o município registrou seus dois primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus.
 


Os 02 (dois) casos confirmados em transmissão comunitária, são pacientes moradores de Primavera e Rosana: sendo 01 (um) morador de Rosana e (1) um morador do Distrito de Primavera. Eles estão sendo monitorados pelas equipes de suas Unidades Básicas de Saúde, as UBS’s e já estão cumprindo a quarentena em isolamento domiciliar. Além de 17 (dezessete) casos importados confirmados, sendo que, 16 (dezesseis) já estão recuperados da Covid-19. Sob investigação constam 05 (cinco) casos. Até o momento 20 (vinte) casos foram descartados sendo considerados (negativos).
 
A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas. As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado demandando cuidados mais efetivos, conforme detalhou o governo federal em 20 de março, quando a transmissão comunitária foi anunciada no Brasil.
 
Troquem o medo pela informação e prevenção
 
Agora, mais do que nunca é o momento de manter a informação como arma nesta batalha. Os cuidados com a higienização das mãos, a utilização das máscaras de proteção, o distanciamento social e o impedimento de aglomerações deverão ser regras primordiais na prevenção do coronavírus.
 
A saúde coletiva é responsabilidade de todos. Faça a sua parte.
 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM